Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Papel e papelão reciclados & Papier Mâché


Papel artesanal ou reciclado com sementes: a gente planta com papel e tudo...molha todos os dias e brotam!

Para incorporar sementes eu pego a folha de papel reciclado já seca, molho e dobro ao meio com recheio de sementes, como um pastel recheado mas não muitas sementes. Estas devem estar bem separadas e não amontoadas.
Coloco para secar sobre um pedaço de tecido, outro tecido por cima e algo pesado para prensar. No dia seguinte a folha está seca e as sementes incorporadas ao papel.

Para sementes de flores que são mais leves e finas a gente pode misturar na massa do papel diretamente.

Papel com sementes de flores ou temperos pode ser usado para convites, recados, etc. depois de usado é só jogar na terra e regar.












Folhas moldadas e secas na peneira (ver receita simplificada)


Páginas sobre reciclagem de papel:

http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=7&SubEditoria=24

http://www.fazfacil.com.br/artesanato/papel8.html

Páginas sobre papier mâché:

http://www.fazfacil.com.br/artesanato/papel.html

Fotos de SôRamires - alguns trabalhos.


Porta lápis - papelão revestido de folhas de papel reciclado -






Mesinha feita com caixas de papelão e revestida com folhas de papel reciclado feito a partir de rolos internos de papel toalha e papel higiênico, por isso ja sairam com cor marrom, sem necessidade de tingir. Acabamento encerado (cera incolor).

------------------------------------------------------------------------------------------------


Minha receita de papel reciclado bem simplificada, em lugar de prensar eu deixo secar diretamente na peneira que uso para moldar a folha.


Eu faço em pequenas quantidades, coloco de molho o papel picado com as mãos (não cortar com tesoura porque estraga as fibras de celulose), deixo uma ou duas noites na água depois bato no liquidificador um punhado de cada vez para não engasgar o liquidificador e vou colocando essa polpa numa bacia.



Para formar as folhas precisamos de peneiras de plástico dessas de 1,99 e geralmente são redondas ou também pode usar uma moldura velha de fotografia, grampear tela plástica tipo peneira.



Mergulho a peneira nessa sopa de papel batido com água, levanto a peneira bem plana e deixo escorrer a água sem mover a peneira,dá para ver no olhômetro se a folha ficar muito grossa é que falta água na sopa, se ficar muito fina é que falta papel.


Isso a gente vai pegando na prática.



Vou colocando as peneiras sobre folhas de jornal para absorver a água ou sobre panos...os panos a gente pode ir torcendo na medida que ficam molhados então são mais práticos que folhas de jornal.


Se deixar secar assim, dentro da peneira no dia seguinte a gente vai soltando devagar e a folha de papel está pronta.

...................................................................................................................................



Vale a pena procurar receitas e variações na maneira de preparar as folhas de papel reciclado.

Os procedimentos mais tradicionais pedem molduras duplas (uma vazada e a outra com tela plástica), colocar sobre pedaços de tecido, empilhar e depois usar algo pesado para prensar antes de secar. Outros secam o papel aderido ao tecido e pendurado, também se pode colocar o papel molhado sobre vidro...

Uma vez adquirida a técnica básica vai por conta da curiosidade de cada um pesquisar e testar novas maneiras de fazer.








Papel semente para plantar



Para incorporar sementes eu pego a folha seca, molho dobro ao meio com recheio de sementes, como um pastel recheado mas não muitas sementes. Estas devem estar bem separadas e não amontoadas.Para sementes de flores que são mais leves e finas a gente pode misturar na massa do papel diretamente.



Podem ser misturadas também folhas pequenas, chá preto já usado, pétalas, etc para efeito decorativo.Como esta receita é para colocar sementes é melhor não tingir o papel ou tingir com colorantes naturais como beterraba, urucum, chá, café, etc...




Papel colorido


Para outros usos podemos tingir a polpa com anilina de tubinho para tecidos e obter já as folhas coloridas.

Nenhum comentário: