Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

domingo, 28 de junho de 2009

EU SOU DEFICIENTE AUDITIVA E ADORO MÚSICA, TEATRO, CINEMA E CULTURA EM GERAL!!!!

Count Basie, cópia a naquim de foto de Spitzer
Nunca imaginei que um exercício do curso de desenho fosse servir anos mais tarde para ilustrar meu desabafo. Esses músicos todos me fazem um bem danado.
Play it...

PORQUE NESTA CIDADE DE SÃO PAULO QUE SE CONSIDERA VANGUARDA CULTURAL NÃO TEM UM ÚNICO TEATRO, OU CINEMA, OU ESCOLA OU LOCAL PÚBLICO EQUIPADO COM O FAMOSO (SÓ PARA MIM EU DESCONFIO) "ARO DE INDUÇÃO MAGNÉTICA" OU "HEARING LOOP"??????????????????????????????
NINGUÉM TEM OBRIGAÇÃO DE SABER O QUE É A NÃO SER AS PESSOAS QUE NESTE PAIS OCUPAM CARGOS EM ÓRGÃOS DESTINADOS A PROMOVER A ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL.
http://www.hearingloop.org/
ou
http://www.mah.org.ar/



BASTA PERCORRER NA INTERNET OS SITES DE MUSEUS DA UNIÃO EUROPÉIA COMO O RAINHA SOFIA, O GUGGENHEIM, O POMPIDOU, E TANTOS OUTROS COMO MUITAS SALAS, CINEMAS, TEATROS DE NOSSA VIZINHA ARGENTINA PARA VER QUE ESSE EQUIPAMENTO ESTÁ DISPONÍVEL AO LADO DE LEGENDAS E INTÉRPRETES DE LÍNGUAS DE SINAIS.


ISSO SE CHAMA ACESSIBILIDADE PARA QUEM NÃO SABE E NOSSAS AUTORIDADES MUNICIPAIS ESTADUAIS E FEDERAIS DEVERIAM SABER DISSO.


O QUE FAZEM OS ASSESSORES? ONDE ANDAM AS PESSOAS QUE DÃO CONSULTORIA AO CORDE E CONADE?????


SE ATÉ MESMO PRONUNCIAMENTOS OFICIAS DE MEMBROS DO GOVERNO SÃO APRESENTADOS NA TV SEM LEGENDAS, SOMENTE COM INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS.


CANSEI DE SER TRATADA COMO SURDA DE SEGUNDA CLASSE, DE ME ACHAREM PRIVILEGIADA PORQUE POSSO OUVIR ALGUMA COISA COM MEUS APARELHOS AUDITIVOS, DE PARA ALGUNS NÃO SER NEM MESMO SURDA, SURDA DE VERDADE.


EU NÃO GOSTO DE SER SURDA, NÃO SINTO ORGULHO NEM VERGONHA, CONSIDERO ISSO UM FATO E PONTO FINAL, NÃO ME FAZ UMA PESSOA MELHOR NEM PIOR QUE AS OUTRAS. SOU DEFICIENTE SIM E LUTO PARA SUPERAR ESSA DEFICIÊNCIA COM OS RECUSOS DA MEDICINA E TECNOLOGIA.


NÃO SOU REVOLTADA, APENAS QUERO USUFRUIR DA CULTURA, EXERCER MINHA CIDADANIA.



SOCORRO MARA GABRILLI!!!!JAIRO MARQUES!!!!MARTA GIL!!!!MAQ!!!!!!!!!E TANTOS OUTROS QUE SE INTERESSAM PELA ACESSIBILIDADE DE TODOS.
POR QUE AS AUTORIDADES CULTURAIS OU EDUCACIONAIS IMAGINAM QUE PARA TODO E QUALQUER SURDO UM INTÉRPRETE DA LÍNGUA DOS SINAIS RESOLVE TODOS OS PROBLEMAS?


E PARA AS ESCOLAS, TRIBUNAIS, E VÁRIOS OUTROS LOCAIS ONDE É NECESSÁRIA A TRANSCRIÇÃO DO QUE ESTÁ SENDO DITO EXISTE O EQUIPAMENTO DE ESTENOGRAFIA QUE DEVIDAMENTE INSTALADO PODE NÃO SÓ IMPRIMIR COMO PROJETAR EM TELÃO AS LEGENDAS FEITAS.



ESTOU CANSADA DE EXPLICAR QUE NEM TODO SURDO USA LÍNGUA DE SINAIS, ALIÁS A MAIORIA DOS DEFICIENTES AUDITIVOS PODE SE BENEFICIAR COM O USO DE APARELHOS AUDITIVOS, QUE SÃO OFERECIDOS PELOS SUS.

Serviço de atenção à saúde auditiva SUS

S U S Diagnóstico, Tratamento, Reabilitação, Terapia Fonoaudiológica, Implante coclear Clicando no endereço abaixo você poderá selecionar o Estado, a Cidade em que existe prestação de serviços referentes à saúde auditiva


http://cnes.datasus.gov.br/Mod_Ind_Especialidades.asp?VEstado=00&VMun=00&VTerc=00&VServico=107&VClassificacao=00&VAmbu=&VAmbuSUS=1&VHosp=&VHospSUS=1




5 comentários:

Cristina Ferber disse...

SÔ, eu também gosto de teatro, ou pelo menos gostava, porque agora eles são só silêncio para mim. Aqui em BH fui ao Festival Internacional de Teatro de Bonecos que aconteceu entre os dias 05 e 14 de junho. A única peça que consegui captar algo foi a "Odotustila" e adivinhe porque: era muda. "Odotustila, que em finlandês significa SALA DE ESPERA ou O PRÓPRIO ATO DE ESPERAR, é um espetáculo do novo circo, que oscila entre a dança e o teatro, combinando de forma original e criativa o malabarismo, o ilusionismo, o teatro de objetos e o vídeo." Pois te digo que eu e outros surdos estamos LITERALMENTE na SALA DE ESPERA DO TEATRO ACESSÍVEL, e que, infelizmente, não é nem um pouquinho divertida como essa que fui assistir. Um abraço.

soramires disse...

Pois é Cris, os SULP estamos todos na sala de espera do teatro acessível, e que espera longa!

Mariah disse...

Cris, realmente falta muito ainda para que nossa sociedade esteja preparada para ser acessível. Mas existem alguns lugares que já está acessível, e serve de exemplo para outras cidades:

Abaixo listei alguns links que achei interessante, abraços!

http://odia.terra.com.br/portal/educacao/html/2009/6/planetario_promove_exposicao_em_lingua_brasileira_de_sinais_19208.html

http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=48950

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2555539.xml&template=4187.dwt&edition=12579&section=1186

http://tvbrasil.assimvivemos.com.br/assim-vivemos.asp

http://filmessurdez.blogspot.com/

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1013151-7823-A+ARTE+DA+INCLUSAO+NA+PINACOTECA+DO+ESTADO,00.html

http://www.pinacoteca.org.br/

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1013152-7823-ENTREVISTA+COORDENADORA+DE+EDUCACAO+DA+PINACOTECA,00.html

http://www.cultura-Sorda.eu/resources/Machado_Prieto_Filmes_sobre_surdez_2007.pdf

soramires disse...

Mariah, o texto se refere a acessibilidade de Surdos Usuários da Língua Portuguesa - SULP - não somos usuarios de Libras. Então esse recurso para nós não funciona.

soramires disse...

A simpática e ativa vereadora Mara Gabrilli respondeu ao meu e-mail que reproduz este desabafo. Pediu mais informações sobre o Hearing Loop.